Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


 

 

   Foto na qual se pode ver a base da antiga ponte.

 

- Na estrada nacional 240 junto actual Ponte da Munheca, existe um conjunto de pedras devidamente alinhadas fazendo no seu conjunto, aquilo que terá sido a base de uma ponte anterior à que actualmente existe desde o ano de 1875.

Parece certo que existiu mesmo uma antiga ponte no local, assim sendo a mesma terá sido de construção romana ou posterior já na época medieval. Pela tipologia da construção e pelo relevo que as pedras apresentam tudo leva a quer que terá sido uma construção romana ...

No entanto, esta hipótese coloca várias questões sendo a principal saber o porque da construção de uma ponte naquele local de difícil acesso e de elevado grau de complexidade da ponte em si e também das vias que lhe davam acesso.

Seria natural que a passagem fosse mais a sul a jusante na confluência do Ponsul com a Ribeira do Povo, pois ali a travessia seria bem mais fácil ficando assim junto do importante sítio romano da Granja dos Belgaios.  No mesmo sentido, o caminho pedonal do Ladoeiro para Castelo Branco sempre foi por esta zona.

Mas a ser uma ponte romana teria de ter uma via de acesso que viria de onde e para onde ?

Provavelmente viria do povoamento romano da zona onde hoje se situa Castelo Branco, no triângulo formado pelo povoado do Monte de São Martinho e as capelas da Nossa Senhora de Mércoles e de Santa Ana, pois é ai que existem vestígios romanos.

Possivelmente esta via iria para Idanha-a-Velha  passando a noroeste do Ladoeiro, a sul de Idanha-a-Nova, em seguida pela Ermida da Ns Sª do Almortão, Ermida da Ns Sª do Loreto em Alcafozes até terminar já em Idanha-a-Velha .

 

 

Estes factos colocam algumas questões :

 

Em 1872 ainda haveria a primitiva ponte ?

 

Teria sido destruída para construir a actual ?

 

 

Placa comemorativa da construção da actual ponte, tendo a obra sido iniciada em 1872 e concluída em 1875 no Reinado de D. Luís I
Nesta fotografia é possivel ver as pedras antigas com rebordo e centro em relevo claramente distintas das da actual ponte.
Elementos e mais informação institucional, consultar : http://arqueologia.igespar.pt/?sid=sitios.resultados&subsid=56905
Neste link da Direcção do Património Cultural é referido com sendo " Ponte e via romanas. Conservam-se pedras almofadadas que constituem a base da ponte " .... 
 
 
(Post  pode ser sujeito a novas actualizações )

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

1


2


VEJA IMAGENS ANTIGAS DA BEIRA BAIXA

VEJA AQUI A BEIRA BAIXA DE OUTROS TEMPOS

3


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

BEIRA BAIXA EM ANTIGAS IMAGENS