Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


 

 

 

 

 

Na rua fronteira da Igreja matriz do Ladoeiro, existe numa velha casa beirã, este interessante portado em granito. É composto de duas pedras laterais com o angulo da face lateral liso sem aresta ou ângulo e de uma pedra trabalhada em relevo na sua parte superior.

Na citada, pedra superior do portado existem 6 semi-círculos  em revelo sendo os três da parte inferior mais salientes. No semi-círculo central da parte superior parece existir a numeração 122. As pedras são em granito e apresentam vestígios de pintura branca em cal.

 

 

 

 

 

Várias questões  importantes que se colocam nomeadamente, a de saber a origem do portado, de onde veio e se terá sido construído de origem para este local.

O portado  será eventualmente, quinhentista  um exemplar de arte manuelina, assim sendo é uma das mais antigas peças arquitectónicas do Ladoeiro.

Na hipotese de ser quinhetista e manuelino, existe em Idanha-a-Velha um outro edificio com motivos semelhantes. 

 

 A porta imediatamente inferior, também apresenta um portado com as faces laterais aparadas sem ângulo recto :

 

 

Estes portados, talvez não sejam originários deste local, podem ter sido aproveitados de outros edifícios mais antigos, até podem eventualmente, ter sido retirados das capelas já destruídas  ( Capelas de S. Pedro,  S. Sebastião e Santo Antão ).
Existe ainda a hipótese destes portados, serem até mais antigos da época romana, talvez de Belgais e terem sido aproveitados nesta construção...
Em conclusão, estes conjuntos de portados devem ser mantidos pois são uma das mais antigas peças arquitectónicas no Ladoeiro.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

1


2


VEJA IMAGENS ANTIGAS DA BEIRA BAIXA

VEJA AQUI A BEIRA BAIXA DE OUTROS TEMPOS

3


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

BEIRA BAIXA EM ANTIGAS IMAGENS